como entro na minha vida

Há uma história da tradição budista Ch’an chinesa sobre uma mulher que deixa um mosteiro, depois de lá viver algum tempo, sentindo que, com as práticas formais que aprendia, não estava a conseguir aprofundar a experiência da sua vida. E esta mulher volta ao mosteiro e pede para voltar a falar com o seu antigo professor. Ninguém consegue encontrá-lo até que alguém sugere que talvez ele esteja nos arrozais. Ela aí o encontra e diz-lhe que tem uma questão para lhe colocar. E ele pergunta qual é a questão. Ela responde: o que eu quero saber é – como entrar realmente na via?

(A palavra “via” em chinês é “dao” (tao), em sânscrito é “marga”, que significa um caminho ou uma estrada.)

Como é que eu realmente entro no caminho? O que poderia ser traduzido por “Como é que realmente entro na minha vida?” E o professor responde: “estás a ouvir o som do canal de regadio ali perto da ponte?” E o professor para e a aluna para e ambos ficam atentos. E ela diz: sim, ouço o ruído, é o som da água.  E o professor diz: “entra aí”. É o ponto principal da história. E é muito profundo.

O aluno diz: como é que realmente entro na minha vida? E o professor diz “presta atenção”.

Voltei a lembrar esta história ao rever o vídeo redefinindo o momento presente. No vídeo, Michael Stone propõe traduzir mindfulness por generosidade. Segundo ele, mindfulness, ao nível de todos os dias, ou como surge na vida dos praticantes (dos que procuram “a via”) , é o brotar, cultivar, florescer, da generosidade…. Um espírito generoso – quando estamos menos preocupados connosco, quando estamos, de uma forma plena, envolvidos no que está realmente a acontecer na experiência presente…

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s