perder o eu

on

e porque é preciso lembrar que ao perder, na verdade não perdemos nada

De um ponto de vista psicológico e espiritual, o “eu”, o conjunto de qualidades, caraterísticas, atitudes, etc., que eu reconheço como “eu”, é uma construção aprendida. As outras pessoas dizem-me o que eu sou. Primeiro os pais e professores, depois os parceiros e amigos. Mas o que eles “dizem” não contém nenhuma verdade absoluta. É simplesmente a visão deles, colorida pelos preconceitos de cada um, as suas ilusões e a visão subjetiva que têm da vida. E que “eu” é o verdadeiro eu? O da minha infância, o de há 10 anos atrás, o de há 5 anos atrás, o de “agora”?

E contudo, todos nos identificamos com este pequeno eu, e perdemos muito tempo – por medo e raiva – a defendê-lo como se tivesse uma existência real. E não só a defendê-lo mas também a julgá-lo, ou por orgulho ou por sentido de culpa, que de forma diferente apenas servem para reforçar a sua existência ilusória.

A meditação é uma forma de ver através deste pequeno eu, e no sentido último, de o afastar. Mas o que fica quando desaparece? Isso é para cada um de nós descobrirmos. Ao perder o eu, na verdade não estamos a perder nada. Como podemos perder algo que nunca existiu, para começar? Estamos simplesmente a libertar-nos de um conjunto de conceitos, o véu da ignorância através do qual vemos o nosso próprio ser.

Na verdade os místicos falam de uma “expansão” do ser, quando a ignorância é afastada. Uma expansão que tudo aceita numa realização profunda de unidade e amor. Não é que eu não seja nada, diz o místico, é que eu sou tudo.

A única coisa de que podemos ter a certeza, é que o despertar não é uma perda, é uma expansão.

David Fontana

Deixe uma Resposta

