Chama-me pelos meus verdadeiros nomes

Não digas que tenho que partir amanhã pois,
Agora mesmo, estou a chegar
Olha profundamente; estou a chegar a cada segundo
Para ser um rebento num galho de Primavera,
Para ser um pequeno pássaro, com asas ainda frágeis
A aprender a cantar no meu novo ninho,
Para ser uma larva no coração de uma flor,
Para ser uma joia que se esconde numa pedra.

Estou a chegar, para poder rir e chorar,
Para poder ter medo e esperança,
O ritmo do meu coração é o nascimento e a morte
De tudo o que está vivo.

Eu sou a libélula em metamorfose sobre a superfície do rio
E sou o pássaro que, quando a primavera chega,
Vem a tempo de comer a libélula.

Eu sou o sapo a nadar feliz na água clara de um lago,
E sou a cobra do mato, que, aproximando-se em silêncio,
Se alimenta do sapo.

Sou a criança de Uganda, toda pele e ossos,
As minhas pernas tão finas como caniços de bambu,
E sou o traficante de armas, a vender armas mortais para o Uganda

Sou a menina de doze anos, refugiada num barquinho,
Que se atira ao oceano
Depois de ter sido violada pelo pirata do mar.
E sou o pirata,
Com o meu coração ainda incapaz
De ver e amar.

Sou um membro do Comité Central,
Cheio de poder nas minhas mãos.
E sou o homem que tem que pagar
com sangue para, meu povo,
morrer lentamente num campo de trabalhos forçados.

O meu prazer é como a primavera, tão quente que faz
As flores desabrocharem em todos os caminhos da vida.

A minha dor é como um rio de lágrimas,
Tão cheio que enche todos os quatro oceanos.

Por favor, chama-me pelos meus verdadeiros nomes,
De modo que eu possa ouvir todos os gritos e
Risos ao mesmo tempo,
De modo que eu possa ver que o meu prazer e a minha dor são um.

Por favor, chama-me pelos meus verdadeiros nomes,
Para poder despertar
e para que a porta do meu coração
possa ficar aberta,
a porta da compaixão.

Thich Nhat Hanh

Deixe uma Resposta

